blog dos jovens da Igreja Batista Koinonia em Campos que realmente desejam e buscam viver em compromisso com Jesus e seu evangelho.

10 novembro, 2006

A neurose da novidade


SALMOS 96:1
" Cantai ao Senhor um cântico novo, cantai ao Senhor, todos os moradores da terra."
Eu estava agora a tarde preparando a relação de canções que ministrarei no domingo quando fui pego por pensamentos que agora tentarei escrever. Existe uma cobrança muito comum de cantar cântico novo, de preferência daquele ministério ou cantor badalado nos meios evangélicos. A desculpa é sempre a mesma: "Cantai ao Senhor um cântico novo", bla, bla, bla... Mas afinal de contas, o que é um cântico novo para Deus? Se n'Ele subsistem passado, presente e futuro ao mesmo tempo. Ora bolas, se mesmo aquela canção que acabou de ser composta já era conhecida por Deus, por que essa neurose de cântico novo se pra Deus não existe novidade?
Para mim um cântico novo é todo cântico cantado para e tão somente ao Senhor. Seja ele muito ou pouco conhecido ele é apenas o meio e não motivo de meu louvor. É como aquele casal de velinhos com 50 anos de casados que dizem um para o outro: "eu te amo!!" Se aquela frase tiver paixão, não importa quantas vezes ela foi dita durante todo o seu casamento, ela terá a emoção como se fosse a primeira vez.Por isso não consigo entender a motivação daqueles que só gostam do louvor quando nele são cantadas aquelas músicas da sua preferência, do seu gosto pessoal. Caso contrário, se cansam rapidamente, fazem cara feia e coisa e tal.
Se nosso louvor for dado realmente a Deus,com a paixão que Ele merece, não importa se estaremos cantando o castelo forte, feito a mais de 400 anos atrás, ou uma que acabou de ser lançada, ela será nova pra Deus. Pense nisso!!
Um abração!
Gedmar

3 Comments:

Anonymous Anônimo said...

Esse blog é nosso!!!! Tá mt show Gedmar! Parabéns...
Consegui postar um comentário viu?!
rsrs
Té amanhã na rede d jovens pessoal!

1:09 PM

 
Anonymous Anônimo said...

é verdade...nunca tinha parado rpa analisar o que seria um "novo cantico".... tinha q ser Gedmar..
eu acho q esse "novo cantico", seria q Deus nos deu novos cantincos de alegria e tal... acho q seria +/- isso....
normalmente a gnt canta músicas q tem pelo menos alguma coisa a ver com o q pensamos.... td bem q ultimamente nao é isso o q vimos... mas essa seria a coerencia... e qnd o nosso coração está cheio de alegria, qremos cantar musicas d alegria, e por ai vai....nem sempre temos q estar cantando canticos novos literalmente, desde q o q estejamos cantando seja verdade, podemos cantar 6543541541356 anos dsd q seja verdade...

mt massa o comentario...
=*´s

12:27 AM

 
Anonymous Anônimo said...

Concordo, acho que cada vez que canta, acontece algo novo, então a expressão "novo cantico" é simplesmente uma frase. Um exemplo: aquela musica... "quero voltar ao inicio de tudo encontrar me contigo Senhor"... é antiga, aprendi com meu pai, até hj eu canto essa musica o quanto eu poder e toda hora que canto eu sinto algo novo, amanha os meus filhos vão cantar a mesma musica e espero que sinta a mesma coisa....
Como se realmente fosse um "cantico novo"

3:00 PM

 

Postar um comentário

<< Home